O conhecimento é um
fator crucial neste século para todos os setores empresariais e nas
organizações, pois podem garantir uma vantagem competitiva. Entretanto, o
conhecimento de forma desestruturada tem pouca serventia, por isso é importante
que haja uma organização, e nesse sentido é que se enquadra a gestão do
conhecimento.
A gestão do
conhecimento envolve desde os processos gerenciais até a infraestrutura física
e digital que facilitam, favorecem e estimulam os processos humanos de criação,
compartilhamento e uso dos conhecimentos individuais e coletivos.
Nesse sentido a gestão
do conhecimento é antes de tudo um compromisso com o aprendizado constante, com
modelos de negócios e organizacionais colaborativos e com uma cultura de
inovação.
Entretanto, isto só
ocorrerá quando todos estiverem imbuídos desse espírito inovador e com a
mentalidade voltada para melhorias constantes, tanto no produto, quanto processo
e serviços.
Mas isso não acontece
só por que há uma frase colocada em uma placa, faixa ou etc. Isso só se tornará
realidade se todos, a começar pela diretoria, se colocarem em uma posição de
avaliar e aceitar as sugestões provenientes de todos os funcionários, já que o
conhecimento ou expertise está permeado em todos os níveis hierárquicos,
setores e pessoas.
>>> Assista o vídeo sobre competências Transversais: Gestão do Conhecimento <<<