.jump-link a { color: white; background: #d9d2e9; width: 100px; padding: 10px 20px; display: block; margin: auto; }

A Dependência Tecnológica: a nova forma de dependência na Sociedade moderna

Muito se fala das dependências químicas (drogas, cigarros, bebidas e etc), psíquica, de medicamento e etc, mas uma nova forma de dependência que está ocorrendo é a dependência tecnológica.
Esta é uma dependência moderna, silenciosa e que vem tomando espaço nos últimos anos, e tomou forma principalmente na última década. Infelizmente, essa dependência acaba passando despercebida, pois não envolve o uso de substâncias, como no caso das dependências químicas e não é detectada em exames, isto porque envolve a questão comportamental no uso das tecnologias.

A popularização da internet está revolucionando a maneira como as pessoas se comunicam, principalmente com a utilização dos dispositivos móveis como os smartphones e tablets. Particularmente nos últimos anos com as Socialware, termo utilizado por mim, para as Redes Sociais (facebook, twitter e etc ), tem tomado uma nova dimensão.
Os dispositivos móveis possibilitam a onipresença em qualquer lugar das pessoas e isto tem vantagens, mas se não for utilizado com parcimônia pode trazer uma série de inconvenientes. A principal vantagem é justamente a possibilidade de comunicação a qualquer momento e em qualquer lugar, obviamente desde que haja conectividade. Por outro lado, muitas vezes incorremos em uma falta de bom-senso, pois nos comunicamos em lugares pouco ortodoxos como em banheiros e etc.
Nunca antes na história da humanidade as pessoas estiveram tão conectadas e ao mesmo tempo tão isoladas. As pessoas estão deixando de lado a vida real para se dedicar a uma vida virtual na internet, em especial com o uso das Socialware. Isto é uma maneira inconsciente de se proteger, pois pode-se ter centenas e milhares de “amigos” sem realmente ter um real envolvimento. Isto porque sabemos que na vida real o número de amigos e familiares que realmente mantemos algum tipo de relacionamento se resume a algumas dezenas.
As pessoas estão dedicando mais tempo para a “vida” na Socialware do que para a vida real. Isto sem dúvida nenhuma é uma deturpação da realidade. Com as Socialware as pessoas estão se desligando do mundo real, pois criam um mundo paralelo e que representa apenas um subconjunto do mundo real. As pessoas estão se tornando transparentes, pois se está olhando através delas e não mais para elas.
Algumas pessoas estão tão viciadas que para se conseguir chamar a atenção delas é somente mandando um SMS ou uma mensagem pela Socialware, e isto ocorre mesmo que a pessoa esteja presente.
Obviamente que todos os recursos tecnológicos são bem-vindos e não conseguimos mais ficar sem eles, principalmente pelas comodidades que eles nos proporcionam. Contudo, é preciso que nos policiemos de modo a não nos tornamos viciados nessa nova forma de dependência tecnológica.